A Igreja e os Sacramentos



Neste breve artigo vamos apontar algumas características da relação entre a Igreja, Povo convocado por Deus, e os Sacramentos, sinais eficazes da Salvação de Cristo. Para iniciarmos vamos citar o sermão 74,2 de São Leão Magno: “Aquilo que era visível em nosso Salvador passou para seus Mistérios”.
Toda a graça e a força salvadora que se manifestava nas palavras e ações de Jesus, pela autoridade confiada à sua Igreja, se faz presente nos sacramentos. A Igreja torna-se sinal da presença do próprio Cristo, pois, Ele mesmo age pelos sacramentos fazendo com que a Salvação chegue a todos.
O documento Sacrossanto Concilium no número 59 descreve claramente a destinação dos sacramentos:  “destinam-se à santificação dos homens, à edificação do Corpo de Cristo e ainda, ao culto a ser prestado a Deus”.

1)                      Santificação dos homens, por meio dos sacramentos Deus se faz presente na vida humana, iluminando cada etapa, cada situação com sua graça, com a força redentora de Cristo. A santificação acontece pela confirmação da filiação divina de todos os que se aproximam da Igreja de Cristo e recebem os sacramentos. Estes são adotados como Filhos de Deus Pai. Pelos sacramentos, os fiéis são associados à vida-paixão-morte-ressurreição de Jesus, e no seguimento do mestre aperfeiçoam suas vidas na busca da santidade, lavando suas vestes no sangue do Cordeiro. Pelos sacramentos, a graça santificante, pela ação do Espírito Santo, preenche, consagra todo o ser dos fiéis a fim de que sejam santos como o Pai é Santo e se dirijam ao Reino de Deus.
2)                      Edificação do Corpo de Cristo. Pelos sacramentos os fiéis são inseridos no Corpo Místico de Cristo. Ligados a Ele como “os ramos estão ligados à videira” podem receber diretamente sua graça, podem participar da sua ação como Igreja e no mundo. Por meio de palavras, ações e gestos os sacramentos que chegam pela confirmação da fé, alimentam esta mesma fé com a graça de Deus, fortalece o vínculo de união entre os chamados, entre os membros do Corpo de Cristo, e exprimem concretamente a mesma fé. Como membros do corpo de Cristo o povo que celebra os Sacramentos torna-se povo sacerdotal. Unidos a Cristo, único e eterno Sumo Sacerdote aprofundam a consciência de que é o próprio Deus quem toma a iniciativa de constituí-lo em Assembléia da nova e eterna Aliança.
3)                      Culto a ser prestado a Deus. Os sacramentos são a expressão do reconhecimento e do louvor do Povo de Deus que se volta ao Criador inspirado pelo Espírito Santo e agindo no Cristo para render-lhe graças pelas suas ações e pela sua misericórdia. Nos sacramentos a Igreja como Corpo de Cristo descobre-se sacerdotal pois nela age o único Sumo sacerdote e verdadeiro Santuário, Jesus Cristo. Nos sacramentos é o Cristo mesmo que se oferece e é oferecido ao Pai pela humanidade e por toda a criação. Ao mesmo tempo Ele se doa e é dado como sacrifício, sendo ele mesmo o Altar e o Cordeiro.

Por causa desta destinação dos sacramentos, de configurar seu Povo ao Cristo, na santificação, união no Seu Corpo e Culto ao Pai, os sacramentos comunicam a Graça de Deus e ao mesmo tempo exigem comunhão com a Igreja, e responsabilidade para com a construção do Reino de Deus.
Os sacramentos são para a Igreja, fazem com que Ela exista. Santificando, unindo e direcionando ao Pai, os sacramentos fazem da igreja imagem antecipada da Igreja do Céu. O catecismo da Igreja católica diz no número 1144 que a “Assembléia reunida é a primeira realidade visível da Liturgia Cristã”.
Por outro lado os sacramentos são da Igreja, acontecem por meio dela. A Salvação que vem pela Páscoa do Senhor chega a todos pela celebração dos Sacramentos na Igreja. A própria Igreja é o sacramento da ação de Cristo operando em seu seio graças à missão do Espírito Santo. Na celebração da Igreja, “o Sacramento é sinal rememorativo do que já aconteceu, a paixão de Cristo; demonstrativo do que a Paixão realiza e nós e pronunciativo da glória futura” (S Tomas, S Theologica III,60,3). Pelos sacramentos dignamente celebrados é conferida a graça que eles significam. Jesus instituiu a sua Igreja como mediadora da sua ação Salvifica nos sacramentos.

Enfim, os frutos da vida sacramental não são apenas pessoais. Deus não apenas dispensa sua graça sobre cada um mas, o faz pela Igreja, na Igreja e para a Igreja. Como foi dito os Sacramentos não só santificam cada fiel, mas, os incorpora ao Corpo Místico de Cristo e os torna aptos a render o louvor e a ação de graças como parte do povo eleito.
Ao serem saciados pelos sacramentos pascais os fieis são convocados a serem concordes na piedade, a conservar a renovação da Aliança do Senhor com a humanidade e a se empenharem no cuidado para com aqueles que sofrem exercendo copiosamente a Caridade de Cristo. Como presença viva da missão do Ressuscitado em nós, os sacramentos trazem ao hoje da nossa vida e anunciam ao mundo o evangelho: ‘Jesus ressuscitou e esta presente, vivo na Igreja e no Mundo’.